A partir de 1 de Setembro de 2016, as receitas eletrónicas (também designadas por receitas desmaterializadas ou sem papel) passam a ser obrigatórias para todas as entidades prescritoras, independentemente de serem públicas ou privadas.
Apesar da emissão de receitas impressas continuar a ser suportada até data a anunciar pelo Ministério da Saúde, o e-DeiaCli está já preparado para suportar, na íntegra, a nova forma de emissão de receitas.
Pré-requisitos para a emissão de receitas eletrónicas:
- Java
- Assinatura Digital de Receitas Eletrónicas
- Cartão de Cidadão – Aplicação Oficial
- Cartão da Ordem dos Médicos – Aplicação Oficial
- Cartão da Ordem dos Médicos – Java SE Development Kit
Após instalação dos pré-requisitos apresentados, passa a ser possível emitir receitas eletrónicas, de modo igualmente integrado no e-DeiaCli mas com algumas novidades disponibilizadas, precisamente, para suportar esta nova forma de emissão.
Assim, e uma vez que cada receita eletrónica tem de ser assinada digitalmente pelo(a) médico(a) prescritor(a), será necessário garantir que a sua autenticação é devidamente efetuada na aplicação de assinatura digital disponibilizada para o efeito.
No e-DeiaCli, esta autenticação é feita automaticamente no momento em que é emitida a primeira receita em cada sessão de trabalho (ou seja, de cada vez que o formulário do consultório é aberto).
Em todo o caso, o(a) médico(a) poderá sempre iniciar o processo de autenticação automática na aplicação de assinatura digital clicando no botão “Assinatura Digital” na barra de ferramentas.
Como método alternativo, e só no cenário improvável de falha na autenticação automática, o(a) médico(a) poderá e deverá proceder à autenticação manual seguindo os seguintes passos:
- Abrir, se ainda não estiver, a aplicação “Cimplecare Assinatura de Receitas” (disponível no menu de aplicações do Windows)
- Introduzir os dados de acesso necessários
- Após validação dos dados introduzidos, será exibida uma mensagem informativa, estando a assinatura digital de receitas pronta a funcionar
Caso o(a) médico(a) não tenha presentes os dados de acesso necessários para o passo 2, foi implementada no e-DeiaCli uma nova funcionalidade que permite consultar estes dados de forma rápida e segura: